Estrabismo

O que é estrabismo?
É o desalinhamento entre os olhos. Conhecido também como desvio ocular, o estrabismo pode ser convergente, divergente ou vertical (para cima ou para baixo).

Quem pode ter estrabismo?
O estrabismo aparece com mais frequência em crianças do que em adultos, mas pode surgir em qualquer idade. Em alguns casos, o estrabismo já existia desde a infância, mas só apareceram sintomas na vida adulta. Pode haver história de casos na família.

Quais são os sinais e sintomas?
A criança pode não se queixar do estrabismo, e este ser apenas percebido pelos familiares (percebem o olho torto). Pequenos desvios podem não ser notados pelos pais, sendo fundamental a consulta de rotina com o oftalmopediatra para exame da motilidade ocular. O paciente com estrabismo pode apresentar, além do desvio ocular, uma posição viciosa da cabeça (tentativa de compensar o desvio), baixa da visão (olho amblíope, preguiçoso), visão dupla, perda da visão de profundidade (não tem estereopsia, não vê em 3D). Essa perda da visão de profundidade pode levar a criança a ter quedas mais frequentes ou ser tida como mais “desastrada”.

O estrabismo tem tratamento?
Sim! O estrabismo tem tratamento, e esse deve ser o mais precoce possível. O tratamento visa primeiramente evitar a baixa da visão (ambliopia) e tratar problemas oftalmológicos que possam estar associados ao desvio, como por exemplo, a necessidade do uso de óculos por conta de grau. Os óculos podem compensar o estrabismo, mas podem ser necessários outros tratamentos, como o uso do tampão, exercícios ortópticos, medicamentos (toxina botulínica) e a cirurgia. O oftalmologista especializado conduzirá cada caso da forma mais indicada e precisa.

 

Saiba mais sobre Estrabismo

Especialistas

João Eudes Tavares (CRM 5125)
João Eudes Tavares (CRM 5125) Ver perfil
Katherine Sales (CRM 11374)
Katherine Sales (CRM 11374) Ver perfil
Maria Amélia Ribeiro (CRM 7430)
Maria Amélia Ribeiro (CRM 7430) Ver perfil
Patricia Rego (CRM 13968)
Patricia Rego (CRM 13968) Ver perfil
Paula Siqueira (CRM 19941)
Paula Siqueira (CRM 19941) Ver perfil