Cirurgia Refrativa

O que é?
Cirurgia refrativa a laser consiste na aplicação do Excimer Laser na Córnea, visando diminuir a dependência dos óculos do paciente. 
A ablação causada por esse laser visa alterar o formato da Córnea corrigindo erros refrativos, como a miopia, o astigmatismo e a hipermetropia. 
 
Eu posso realizar a Cirurgia Refrativa?
O candidato ideal deve possuir mais de 21 anos, ter uma estabilidade no grau dos óculos e ter um olho saudável. Os exames pré-operatórios serão essenciais para a indicação da cirurgia. 
O diferencial de nosso laser EX 500 (Plataforma Wavelight + Topolyzer Vario- Alcon): o tratamento é realizado de forma personalizada.
O que isso significa?
Além da miopia, hipermetropia e astigmatismo, existem outros tipos de irregularidades na superfície da córnea (denominadas aberrações de alta ordem) que também atrapalham a qualidade da visão do paciente e, dependendo da indicação, conseguimos também corrigi-las.
Pacientes que já realizaram cirurgia de catarata ou outro tipo de procedimento ocular e continuam utilizando óculos podem ser avaliados quanto a realização do procedimento.
 
O procedimento causa dor?
A cirurgia refrativa é um procedimento rápido e indolor. A anestesia é tópica (colírios) e o paciente deve permanecer acordado durante o procedimento que dura uma média de 15 minutos. 
 
A cirurgia refrativa pode ser realizada após os 40 anos?
Com certeza! 
Esta é a idade em que existe um aumento importante na dependência dos óculos devido ao início da presbiopia (vista cansada). 
E é exatamente nesta fase onde existe a maior procura pela cirurgia.
 
Como é a recuperação pós-operatória?
Existe mais de uma técnica cirúrgica que variam em relação ao tempo de recuperação- o LASIK e o PRK. Em geral o Lasik apresenta rápida recuperação e início precoce às atividades;  o PRK tem uma recuperação mais lenta, necessitando afastar-se das atividades por uma média de 7 dias. A escolha da técnica vai depender do cirurgião e ambas apresentam resultados muitos semelhantes a longo prazo. 
A cirurgia refrativa hoje é um procedimento muito seguro e previsível. 
Procure um especialista e veja quais seriam as melhores opções para você.
 
Equipe de Refrativa do Hospital de Olhos Santa Luzia:
- Dra. Adriana Lyra;
- Dra. Adriana Pecorare;
- Dra. Carolina Siqueira;
- Dra. Cecília Pires;
- Dra. Elisa Vasconcelos;
- Dra. Manuela Magalhães;
- Dra. Mirelle Souza Leão.
 
FIQUE DE OLHO
Caso você tenha realizado cirurgia de catarata e persiste usando óculos, procure seu especialista para avaliar a possibilidade de uma procedimento refratário.