A partir de que idade deve-se levar a criança para consulta oftalmológica?
A primeira consulta da criança é o Teste do Olhinho, que pode ser realizado a partir do primeiro dia de vida pelo oftalmopediatra ou pediatra. Por volta dos 3 meses, deve-se realizar o primeiro exame geral da criança, com avaliação da acuidade visual, motilidade ocular, refração (exame do grau) e fundoscopia.
Com que frequência deve-se examinar uma criança?
A criança não nasce com a visão definitiva. Ela vai desenvolvendo sua acuidade visual durante o crescimento. A avaliação dos olhos nessa fase deve ser anual, e um pouco mais frequente nos dois primeiros anos de vida, período onde a criança atinge 90% da sua visão final.
Por que a criança geralmente dilata a pupila?
A dilatação da pupila tem duas contribuições principais no exame: a paralisação da acomodação do cristalino, o que permite melhor determinação do grau, e a própria dilatação da pupila, facilitando a avaliação da retina e nervo óptico. Os colírios utilizados são seguros, podendo ser usados em qualquer idade, e o seu efeito deixará a visão embaçada por cerca de 4 a 12 horas.
A partir de que idade uma criança pode usar óculos?
A prescrição dos óculos vai depender não só do valor do grau encontrado no exame, como também da idade da criança e doenças associadas, como estrabismo e catarata. Um bebê já pode precisar de óculos, e temos armações apropriadas para eles. Quanto mais precoce a indicação dos óculos, mais importante para permitir o desenvolvimento da acuidade visual da criança.
O uso dos óculos vai curar o grau?
Usar os óculos vai propiciar à criança uma boa acuidade visual, mas não vai curar o grau. O grau pode sofrer variações independente do uso dos óculos. É importante usar corretamente os óculos para possibilitar o correto desenvolvimento da visão e manter uma boa acuidade, sem queixas como dor de cabeça, piscar e ardor constante dos olhos e dificuldades de aprendizagem na escola.
Saiba mais sobre Catarata Congênita
Saiba mais sobre Teste do Olhinho
Saiba mais sobre Trauma Ocular na Infância
Saiba mais sobre Visão Subnormal