Catarata precisa de atenção e diagnóstico precoce

A catarata é considerada a maior causa de cegueira reversível do mundo. Sua incidência em indivíduos com idades entre 65 e 74 anos é de aproximadamente 47,1% e nos indivíduos acima de 75 é de 73,3%.

A catarata acontece quando há uma opacificação do cristalino, lente natural do olho, provocando uma diminuição da visão que varia de leve até causar cegueira, nesse caso reversível.

O sintoma inicial da catarata é o embaçamento da visão. O portador de catarata pode também enxergar a presença de halos ao redor das luzes à noite e sombras na visão. Em casos mais avançados, uma mancha visível pode se formar no centro da pupila.

O diagnóstico da doença deve ser precoce para melhores resultados no tratamento.

É importante saber que quanto mais cedo o problema for identificado, melhor será o resultado. Conforme a progressão, a catarata nos olhos pode ficar mais densa, ocasionando na dificuldade do procedimento cirúrgico e possibilitando o aumento de complicações. Apesar disso, os riscos são mínimos. O tratamento da catarata também é uma excelente oportunidade para tratar o grau do paciente, a maior parte das pessoas não necessitam de usar óculos após a cirurgia pelo resto da vida. “A cirurgia de catarata também promove uma melhora geral da visão. Muitas vezes, os pacientes saem da cirurgia enxergando melhor do que antes de ter a catarata.” explica Dr. Theophilo de Freitas, oftalmologista do Santa Luzia.

Cirurgia de catarata é minimamente invasiva e garante ótimos resultados

Hoje, a cirurgia mais indicada para a catarata é a facoemulsificação, que consiste num procedimento cirúrgico que permite a extração (“aspiração”) da catarata através de ultrassons. O procedimento é rápido, indolor, totalmente seguro e garante uma grande melhora na qualidade de vida do paciente.

Agende consultas através do WhatsApp, com expediente aos sábados e urgência 24h: (81) 9191.2121