Principais dúvidas sobre oftalmopediatria

Principais dúvidas sobre oftalmopediatria

Cuidar da saúde ocular é importante em todas as fases da vida, e na infância isso não é diferente, visto que a visão ainda está em desenvolvimento e realizar check-ups periódicos é fundamental para detectar possíveis problemas oculares de forma precoce.

 

Para que este cuidado com a visão nas crianças seja feito de forma lúdica e totalmente personalizada às necessidades de cada uma, a subespecialidade oftalmopediatria existe na tarefa de cumprir esse olhar mais atento e transmitir todo o conforto e segurança que as crianças precisam. No entanto, muitos pais possuem dúvidas sobre consultas, quando levar os filhos ao médico e os cuidados que eles podem ter em casa para prevenir doenças. Veja quais são:

 



Quando levar o meu filho ao oftalmopediatria?

 

O primeiro contato da criança com este profissional deve ser logo nos primeiros dias de vida, na realização do Teste do Olhinho. Aos 3 meses, é necessário levar seu filho novamente ao oftalmo para um check-up geral da visão com realização de exames. Depois disso, o recomendado é uma consulta a cada 6 meses durante os primeiros 2 anos de idade, e consultas anuais a partir dos 3 anos.

 

Quais são os problemas de visão mais comuns nas crianças?

 

Os principais problemas oculares detectados na infância são os erros de refração, sendo necessário fazer o uso de óculos de grau, como a miopia, hipermetropia e astigmatismo. Segundo a oftalmopediatra do Santa Luzia, Patrícia Rêgo, “também encontramos estrabismos, que são desvios convergentes, divergentes ou verticais. Conjuntivite viral e alérgica e terçol são problemas comuns, e podem aparecer de forma recorrente na criança”.

 

Como são as consultas?

 

De forma geral, as consultas realizadas são semelhantes às do adulto, com os diferenciais de serem feitas de forma lúdica, com atendimentos personalizados ao perfil da criança e exames com equipamentos mais apropriados e específicos para cada idade. Dessa forma, as crianças colaboram mais no processo dos exames e há mais facilidade no diagnóstico correto.

 

Por que é importante fazer o check-up antes da volta às aulas?

 

Primeiramente, é extremamente importante que os pais não esperem uma queixa da criança para só assim levá-la ao oftalmologista, já que muitas vezes ela não percebe que enxerga diferente do que seria considerado normal.

 

O aumento do uso de telas durante a pandemia também é um motivo para fazer um check-up, para que a criança tenha um melhor desempenho escolar com a saúde ocular em dia.

 

Como cuidar da visão da criança?

 

Os responsáveis devem sempre estar atentos ao comportamento da criança, como coçar ou piscar os olhos com frequência, espremer os olhos para enxergar melhor, se aproximar muito dos objetos para conseguir identificá-los e ficar com a cabeça inclinada ao ler são alguns sinais que os pais podem notar para investigar melhor junto ao profissional.

 

Outras formas de cuidar da visão da criança é ter maior controle sobre o tempo de uso de eletrônicos e estimular momentos de lazer ao ar livre durante o dia, além de nunca ignorar possíveis queixas e claro, manter a rotina de consultas e exames em dia.

 

Quais os exames realizados durante a consulta com o oftalmopediatra?

 

As crianças realizam exames oftalmológicos dentro das rotinas recomendadas. Um deles é o exame para acuidade visual, em que é analisado o quanto a criança enxerga. Também se avalia a motilidade ocular e a parte externa e interna dos olhos.

 

O exame de refração, outro momento da consulta, é realizado para identificar a necessidade do uso dos óculos de grau. Geralmente a dilatação da pupila é necessária para facilitar esse exame e o da parte interna do olho (retina).

 

Oftalmopediatria Santa Luzia

 

Cuidar da visão é importante, logo, fazer check-up oftalmológico também é. Por isso, a melhor forma de garantir uma qualidade visual e experiência em sala de aula e fora dela, é fazendo um check-up oftalmológico anual. No Santa Luzia, as crianças recebem todo um acompanhamento adequado para o atendimento humanizado do início ao fim. Se tiver interesse, você também pode assistir ao vídeo completo com a dra. Patrícia Rêgo sobre o assunto:



Agende consultas através do WhatsApp, com expediente aos sábados e urgência 24h.