As lentes de contato são uma ótima alternativa para quem busca enxergar bem, com mais liberdade, já que o acessório permite a realização de atividades físicas e atividades de lazer, ajudando também no dia a dia do trabalho, oferecendo uma qualidade visual mais ampla do que os óculos de grau conseguem oferecer.
No entanto, é preciso entender como o uso correto das lentes é importante para ter qualidade visual e segurança para os olhos. Por exemplo, a solução do estojo que mantém as lentes lubrificadas e higienizadas precisam ser trocadas todos os dias, e, no caso das mulheres, é necessário aplicar as lentes antes da maquiagem. Outra informação importante é que não é aconselhável comprar lentes em óticas ou em sites da internet.
Para conhecer bem as particularidades e práticas de bom uso das lentes, o paciente precisa realizar a adaptação, que consiste no acompanhamento com o médico, que irá, a partir de exames, definir o melhor tipo de lente para o seu caso e fazer todas as orientações para um uso correto dos acessórios.
Como funciona a adaptação?
O paciente, primeiramente, passa por uma consulta com o oftalmologista, que avaliará a saúde ocular e realizará um exame oftalmológico geral para verificar se há doenças, como glaucoma e catarata.
Como a curvatura do olho varia de paciente para paciente, também são realizados exames minuciosos, como topografia, paquimetria e microscopia, a fim de mapear a superfície ocular.
Após a conclusão de todos os exames, o oftalmologista testará as lentes mais adequadas. Durante a fase de adaptação, são observados alguns fatores, como vermelhidão, visão turva, dor ou desconforto. Todos esses exames, aliados com indicações adequadas, permitem uma boa avaliação preliminar.
Confira também o nosso E-book gratuito sobre o assunto. Clique aqui.
Como usar corretamente as lentes de contato
A adaptação das lentes de contato depende não somente do modelo da lente ou do tempo para se habituar, mas também da adaptação à rotina. É necessário aprender a usar adequadamente as lentes de contato, sabendo colocá-las e removê-las corretamente e os cuidados diários necessários.
Confira algumas dicas:
-
Evitar manusear as lentes com as mãos sujas;
-
Não dormir com as lentes;
-
Buscar não usar as lentes por mais tempo que o recomendado pelo fabricante;
-
Não colocar as lentes ao contrário;
-
Evitar guardá-las por longos períodos sem realizar a higienização;
-
Se tiver muita dificuldade de colocar e retirar as lentes, use aplicadores para auxiliar.
Caso você tenha mais dúvidas ou deseja conversar com um especialista sobre a possibilidade de utilizar as lentes de contato, entre em contato e agende a sua avaliação.