O que é?
Com o Teste do Olhinho é possível detectar várias doenças oculares, principalmente as que precisam de tratamento urgente, a exemplo da Catarata Congênita, que é a segunda causa de cegueira infantil, e do Retinoblastoma, tumor mais frequente na infância.
Indicações:
O Teste do Olhinho deve ser realizado no primeiro mês de vida. Sem contraindicações, o exame pode ser feito em todas as crianças recém-nascidas (inclusive prematuras).
O Teste do Olhinho é facilmente realizado por meio de um aparelho chamado oftalmoscópio e avalia o reflexo vermelho. A luz é de baixa intensidade e incide na retina sem causar qualquer dano ao bebê. É um teste simples, rápido e indolor. Após o Teste do Olhinho, a criança deverá realizar o exame oftalmológico completo a cada 06 meses. A partir dos 02 anos de idade, o exame poderá ser anual.
Todo bebê prematuro, que nasce com peso inferior a 1,5kg ou tenha até 32 semanas de nascido, deve ter o primeiro exame de mapeamento da retina. Essa avaliação deve ser realizada entre a quarta e sexta semana de vida. O exame é feito para evitar a retinopatia da prematuridade, principal causa de cegueira infantil, e precisa ser repetido até a completa vascularização da retina, por volta de 42 semanas.