Cuide bem da sua visão: Previna-se das doenças que causam cegueira!

Cuide bem da sua visão: Previna-se das doenças que causam cegueira!

Segundo o IBGE, mais de 6 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência visual. A cegueira pode ser reversível ou irreversível, portanto, muitos casos podem ser prevenidos ou tratados. 

 

Em Abril é realizada a campanha do Abril Marrom, que visa a conscientização sobre a prevenção da cegueira. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que até 75% dos casos de cegueira no mundo são tratáveis ou preveníveis. Consultar um oftalmologista com frequência e fazer exames de rotina são as melhores formas de prevenir doenças que causam a cegueira. 

 

Cuidar da saúde como um todo, principalmente àqueles diabéticos, visitar regularmente o oftalmologista e cuidar bem dos olhos, evitando também uso de óculos não certificados são algumas medidas preventivas. 

 

Por isso, os cuidados com os olhos devem iniciar desde a infância e em todas as fases da vida. É necessário monitorar sempre a saúde dos olhos, de acordo com o estilo de vida do indivíduo e profissão que atua na sua rotina. Muitas das doenças oculares são silenciosas, não apresentando sintomas nas fases iniciais, portanto, o diagnóstico precoce previne a perda da visão. 

 

Causas da cegueira

 

Catarata

Entre as diversas doenças que podem afetar nossos olhos, temos a catarata. Uma das principais causas de cegueira reversível no Brasil. Ou seja, a catarata quando não tratada adequadamente pode levar à cegueira, embora seja possível reverter a perda da visão com cirurgia.

 

A catarata é caracterizada pela perda progressiva da transparência do cristalino. Essa opacificação atrapalha a entrada de luz nos olhos, acarretando diminuição da visão e, consequentemente, acaba tornando mais difíceis tarefas como ler um livro ou dirigir um carro.

 

Glaucoma

A degeneração macular relacionada à idade está aumentando em significância como causa de cegueira por causa do envelhecimento populacional. Já é a maior causa de cegueira nos países desenvolvidos como os Estados Unidos e a Europa Ocidental (em torno de 50% dos cegos) e a terceira maior causa globalmente. 

 

No Brasil, estima-se que ela seja responsável por 4% dos casos. Sua prevenção pode ser feita com exames periódicos (para detecção precoce), dieta rica em alimentos com vitaminas A, E, zinco e luteína, e óculos escuros com filtro para radiação ultravioleta.

 

Erros refrativos não corrigidos

Afetam cerca de 200-250 milhões de pessoas. É preciso que, mediante serviços de cuidados primários, exames periódicos da visão nas escolas e produção de óculos baratos, as populações necessitadas tenham à disposição, a um custo acessível, serviços.

 

Tracoma

O tracoma continua sendo a principal causa infecciosa de cegueira evitável no mundo. Em 1998, a OMS comunicou haver no mundo 10,6 milhões de pessoas com triquíase tracomatosa, 146 milhões com tracoma ativo e 5,9 milhões cegas e com incapacidade visual grave devido ao tracoma.

 

Cegueira infantil

As condições de cegueira estão estreitamente ligadas à mortalidade de menores de cinco anos; 60% das crianças morrem durante o ano seguinte a terem ficado cegas. A cegueira em crianças representa cerca de um terço do custo financeiro total da cegueira. As principais causas evitáveis são: deficiência de vitamina A (VAD), sarampo e a oftalmia neonatal. Os casos tratáveis incluem retinopatia de prematuridade (ROP), catarata e glaucoma. 

 

Como prevenir a cegueira?

A melhor maneira de prevenir a cegueira é visitar regularmente o oftalmologista. É possível diagnosticar doenças oculares com exames simples, realizados no próprio consultório. Mas alguns cuidados e atitudes diárias e rotineiras podem proteger os seus olhos da cegueira e das doenças oculares que causam o distúrbio. Separamos algumas dicas para te ajudar a não ser mais um na estatística brasileira da perda de visão. 

 

1. Não fume 

O cigarro é um vilão para a saúde de forma geral. Além de ser uma das principais causas do câncer de pulmão, o tabagismo também pode gerar a Degeneração Macular Relacionada à Idade. Esse distúrbio pode levar à cegueira e tem mais probabilidade de aparecer em fumantes e ex-fumantes. O cigarro também aumenta as chances do desenvolvimento da catarata. 

 

2. Siga uma alimentação equilibrada 

Você sabia que deficiências de vitaminas e minerais podem prejudicar o organismo de forma geral? E os olhos também são afetados. A retina, por exemplo, pode ter a sua função deteriorada. Por isso uma alimentação rica em vitaminas C e E, zinco, luteína e ômega 3 protege os olhos da cegueira. 

 

3. Proteja os olhos com equipamentos adequados 

Algumas atividades esportivas e profissionais podem ser arriscadas para os olhos. Por isso, use equipamentos adequados em situações que exponham a saúde ocular a situações perigosas.

 

4. Cuide da sua saúde ocular no Santa Luzia

O Hospital Santa Luzia tem como missão promover a reabilitação visual por meio de tratamentos oftalmológicos clínicos e cirúrgicos de excelência, aliando confiabilidade, estrutura moderna, tecnologia e atendimento humanizado para cuidar de você e toda sua família. Nossos especialistas oferecem suporte completo em todo o processo de tratamento, garantindo a plena recuperação e segurança dos pacientes. Cuide da saúde dos seus olhos e enxergue o melhor do futuro.