Glaucoma, o vilão silencioso da visão

Glaucoma, o vilão silencioso da visão

O glaucoma é uma doença ocular caracterizada por alteração do nervo óptico que leva a um dano irreversível das fibras nervosas e, consequentemente, perda de campo visual e podendo levar a perda da visão. Essa lesão pode ser causada por um aumento da pressão ocular ou uma alteração do fluxo sanguíneo na cabeça do nervo óptico.

 

Como é a visão de uma pessoa com glaucoma?

Uma pessoa com glaucoma em estágio avançado terá dificuldades para enxergar, apresentará a visão embaçada, dificuldades para enxergar em ambientes escuros e terá perda de visão lateral, com uma mancha escura em volta.

 

Causas da doença

Apesar da causa da doença não ser bem definida, entende-se que o aumento da pressão dentro do olho (pressão intraocular) é geralmente associada à lesão do nervo óptico, sendo essa a principal causa do glaucoma. 

 

Esta pressão acontece devido ao desequilíbrio entre a produção e drenagem de um líquido chamado humor aquoso que preenche a parte anterior do globo ocular. 

 

Por isso, quando falamos de glaucoma, sua origem vem mais pelos fatores de risco do que por alguma causa específica. Veja quais são:

 

  • Idade acima de 60 anos;

  • Raça negra;

  • Familiares portadores de glaucoma;

  • Diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial e anemia falciforme;

  • Alta hipermetropia ou miopia;

  • História de trauma ou cirurgia ocular prévia;

  • Uso prolongado de corticosteróides, principalmente colírios;

  • Uso prolongado de anticoncepcionais.

 

Diagnóstico

Um exame ocular de rotina pode identificar o glaucoma. O médico precisará examinar o interior do olho, observando através da pupila, o aspecto do nervo ótico. O especialista geralmente realiza um exame completo do olho e com o auxílio de exames complementares confirma o diagnóstico.

 

Somente a averiguação da pressão intraocular (por meio da tonometria) não é suficiente para diagnosticar o glaucoma, pois a pressão ocular costuma mudar ao longo do dia. Por isso, outros exames deverão ser feitos para que o médico possa diagnosticar o paciente com glaucoma ou não.



Previna o glaucoma e outras doenças no Santa Luzia

A melhor forma de prevenção é a avaliação periódica com seu oftalmologista, já que qualquer um pode ter glaucoma, sendo mais comum em negros, parentes de portadores da doença, idosos, portadores de alta miopia, usuários crônicos de colírios com corticoides e diabéticos.

 

No Santa Luzia, você encontra estrutura, tecnologia de ponta, equipamentos de qualidade, diversos convênios e equipe especializada em glaucoma. Agende sua consulta e previna-se!