Ceratocone é mais uma doença ocular que merece sua atenção

Ceratocone é mais uma doença ocular que merece sua atenção

O ceratocone é uma doença ocular que deixa a córnea do olho curvada para a frente, ficando semelhante a um “cone”, causando o afinamento e aumento de curvatura na estrutura da córnea.

 

Frequentemente, seu surgimento está associado a outras alterações oculares, especialmente àquelas relacionadas ao hábito de coçar os olhos, muito comum em pacientes que apresentam alergias.

 

Felizmente, apesar de causar problemas de visão, o Ceratocone, em geral, não causa cegueira irreversível, mas pode agravar ou favorecer o surgimento de alta miopia, elevação do grau de astigmatismo irregular e piora importante da acuidade visual, por exemplo, diminuindo a qualidade de visão do paciente e precisa ser tratado.

 

Por que coçar os olhos pode contribuir para o ceratocone?

Esfregar os olhos com frequência favorece o surgimento e agravamento do ceratocone porque o trauma contínuo sofrido pelo olho, vai, gradativamente, fragilizando e rompendo as fibras que mantêm a córnea estável.

Nesse sentido, é muito importante evitar ou eliminar os fatores que levam a sentir vontade de coçar os olhos, como evitar alergênicos, como poeira e pólen, e tratar pacientes alérgicos.

Sintomas

Há casos de pessoas com ceratocone subclínico, sem sintomas. Quando eles aparecem, porém, variam de acordo com a fase da doença. O mais característico é a perda progressiva da visão, que se torna borrada e distorcida (tanto para longe quanto para perto). Outros sintomas incluem:

 

– sensibilidade à luz (fotofobia);

– comprometimento da visão noturna;

– visão dupla (diplopia);

– formação de múltiplas imagens de um mesmo objeto (poliopia) ou de halos ao redor das fontes de luz.

 

Tratamento

Nas fases iniciais, quando a deformação da córnea não é grave, o uso de óculos é suficiente para recuperar a acuidade visual. No entanto, à medida que o ceratocone evolui, os óculos precisam ser substituídos por lentes de contato, que ajudam a ajustar a superfície anterior da córnea e a corrigir o astigmatismo irregular provocado pela deformidade. 

 

Outras opções de tratamento são os anéis intracorneais ou intraestromais, que são utilizados para regularizar a curvatura da córnea, quando os óculos e as lentes de contato não produzem mais o efeito desejado. 

 

Crosslinking: Cirurgia que estabiliza a progressão do ceratocone

O Crosslinking é um tratamento ambulatorial e geralmente um único tratamento que pode impedir a progressão do ceratocone. O Crosslinking estabiliza a doença, ajuda a preservar a visão e pode prevenir um transplante de córnea.

 

Após o tratamento, os pacientes precisarão de monitoramento contínuo e próximo da córnea para garantir o máximo de benefícios do Crosslinking e a ausência de reações adversas.

 

Receba o melhor acompanhamento do ceratocone no Santa Luzia

O Santa Luzia oferece uma estrutura completa para atender você e cuida da sua saúde visual desde a infância até a terceira idade, visto que o ceratocone pode acometer pessoas em qualquer fase da vida. 

 

Contamos com especialistas em lentes de contato, transplantes de córnea e outras cirurgias oculares, oferecendo todo o acompanhamento que você precisa para ter qualidade visual e enxergar o melhor do futuro.