Olho Seco: doença multifatorial que afeta centenas de milhões de pessoas em todo o mundo.

Olho Seco: doença multifatorial que afeta centenas de milhões de pessoas em todo o mundo.

O que é a Síndrome do Olho Seco?

O Olho Seco é uma doença multifatorial da superfície ocular caracterizada pela perda da homeostase do filme lacrimal e acompanhada de sintomas oculares que podem chegar a trazer dores significativas, limitações das atividades de vida diárias,

diminuição do bem-estar e, ocasionalmente, depressão.

 

Os principais sintomas associados ao Olho Seco são: vermelhidão ocular, sensação de corpo estranho, ardência, embaçamento visual, que melhora ao uso de lágrimas ou com o piscar, dores oculares e lacrimejamento.

 

Causas

As causas do Olho Seco são muitas, desde o clima até o uso de medicamentos, por exemplo. Além disso, a síndrome também possui fatores de risco, como a idade, o gênero (sendo as mulheres com mais de 40 anos as mais afetadas) e doenças, como artrite reumatoide e doença da tireóide. 

 

Veja os fatores de risco que causam ou agravam a síndrome:

 

  • Idade mais avançada
  • Sexo feminino
  • Doença da glândula de meibomius / blefarites 
  • Deficiência de androgênios 
  • Terapia de reposição de estrogênios 
  • Uso de lentes de contato 
  • Uso frequente de telas de computadores, celulares, tablets 
  • Doenças autoimunes 
  • Condições ambientais (poluição, baixa umidade) 
  • Uso de Medicamentos (anti-histamínicos, antidepressivos, ansiolíticos, isotretinoína) 
  • Cirurgias oftalmológicas 
  • Conjuntivite alérgica

 

Sintomas

Olhos vermelhos, sensação de Olho Seco ou de corpo estranho e ardência são os principais sinais de alerta para uma possível alteração da homeostase da superfície ocular. 

O prurido pode ser uma consequência da cascata inflamatória gerada pelo próprio Olho Seco ou pode ser um sintoma de doenças que podem levar ao problema (conjuntivite alérgica ou doença das glândulas de meibomius). Com a evolução da doença e agravamento do quadro, os pacientes podem passar a apresentar dores oculares intensas, fotofobia e embaçamento visual. 

Segunda a Dra. Elisa Barbosa, “interessante é entender que o próprio lacrimejamento pode ser sinal de Olho Seco. Nesse caso, quando há alteração da qualidade da lágrima e aparecem os danos da superfície ocular, nosso cérebro entende que está faltando lágrima e aumenta a produção dela. Daí surge o Olho Seco Molhado.”. 

Olho Seco tem cura?

A Síndrome do Olho Seco não tem cura, no entanto, existem tratamentos para o paciente levar uma vida perfeitamente normal. Dentre eles, colírios (o mais habitual e recomendado) e, em casos mais severos, até mesmo cirurgia. 

 

Como se prevenir do Olho Seco?

Examine seu ambiente e sua rotina. Lembre-se de piscar mais quando estiver diante das telas. Sem dúvida, as causas por fatores ambientais são muito comuns, desta forma, um umidificador é muito bem-vindo. Situações como fumaça de cigarro e ambientes poluídos também devem ser evitadas. 

Lavar os olhos excessivamente só é recomendável caso tenha entrado poeira ou cisco nos olhos, do contrário, o cloro presente na água pode deixar o olho mais seco ainda. Outras formas de se prevenir dessa comorbidade são: manter-se hidratado e incluir alimentos ricos em ômega 3, como ovos, peixes e sementes, como a linhaça.

Tratamentos

Como vimos, a Síndrome do Olho Seco é uma doença multifatorial, podendo ter vários fatores de risco e causas envolvidas ao mesmo tempo. Então, a cura só será possível quando as causas forem reversíveis ou apenas temporárias.