Lentes de contato: conheça as vantagens, indicações e cuidados

 

 

Lentes de contato: conheça as vantagens, indicações e cuidados

As lentes de contato são lentes oftálmicas usadas sobre a córnea, com finalidade de correção visual, cosmética e/ou terapêutica. Elas corrigem erros refracionais, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. 

 

As lentes de contato são de extrema importância na melhora da acuidade visual de pacientes com ectasias corneanas, como o ceratocone, por exemplo. Podem auxiliar no tratamento de doenças, como o estrabismo, olho seco, entre outras.

 

Quais as vantagens das lentes de contato em relação aos óculos?

  • Aumento do campo de visão;

  • Melhor qualidade da imagem (eliminação das aberrações e distorções induzidas pelos óculos);

  • Visualização da imagem em tamanho real (a imagem formada pelos óculos é menor do que a imagem real nos míopes, e maior nos hipermétropes);

  • Aumento da autoestima;

  • Liberdade para a prática de esportes;

  • Eliminação dos pontos de pressão no nariz e nas orelhas, causados pelos óculos.

 

Indicações e contraindicações

As lentes de contato são indicadas para pessoas que precisam corrigir o grau de refração dos olhos por diferentes motivos, como miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia ou por outros problemas oculares que comprometem a visão, como o ceratocone e outras irregularidades da superfície corneana.

 

O médico oftalmologista é o único especialista que poderá indicar e acompanhar a adaptação das lentes de contato, pois alguns fatores podem limitar o uso dessa alternativa.

A importância do acompanhamento com o médico oftalmologista no uso das lentes

A adaptação de lentes é um ato médico porque envolve um exame oftalmológico completo, além da indicação, a prescrição e a adaptação e controle dessa lente no olho do usuário.

 

Durante o uso das lentes de contato, podem aparecer alguns sinais de alerta, como por exemplo: dor ocular, vermelhidão, embaçamento visual ou secreção. Diante dos quais, você deve suspender o uso das lentes e entrar em contato com seu médico oftalmologista.

 

O Santa Luzia é referência na correção de problemas visuais com lentes de contato

 

O Hospital de Olhos Santa Luzia possui médicos especialistas para auxiliar você na adaptação e todo o acompanhamento clínico, fundamental para que o uso das lentes seja seguro e saudável. Agende sua consulta.