Estética e Qualidade Visual: conheça os procedimentos da Plástica Ocular

Estética e Qualidade Visual: conheça os procedimentos da Plástica Ocular

A Plástica Ocular é a área da oftalmologia que estuda a região periocular, incluindo as pálpebras, vias lacrimais e anexos cutâneos (cílios e glândulas palpebrais).

 

As patologias que envolvem a região periocular podem ser causadas por trauma, queimaduras, alterações congênitas, neoplasias, processo involucional (senilidade), doenças inflamatórias ou, ainda, por causas desconhecidas.

 

Na maioria das vezes, essas doenças são tratadas com cirurgias ou outros procedimentos (como laser ou eletrocauterização). Outras, porém, podem requerer apenas tratamento conservador ou observação.

 

As indicações para o tratamento podem ser de motivação estética ou funcional (quando o problema afeta o funcionamento normal do olho).

Tipos de procedimentos

 

  •  Cirurgias palpebrais

As pálpebras têm como função proteger nossos olhos de ressecamento ocular, entrada de corpo estranho, proteger da luz, etc. Além disso, junto com o restante da região periocular, contribui para nossa expressão facial, dando aspecto jovial, envelhecido ou mesmo cansado.

 

Por isso, a plástica ocular ou oculoplástica surgiu para melhorar o aspecto desta região, sempre visando restabelecer a função periocular perdida para evitar dano ocular e também para melhorar o aspecto estético.

 

Entre as cirurgias palpebrais, estão: blefaroplastias superior e inferior, correção de ptose palpebral, ectrópio, entrópio, triquíase, lagoftalmo, tumores palpebrais e reconstrução palpebral e correção de ptose de supercílios.

 

  • Cirurgias das vias lacrimais

O canal lacrimal conecta o olho ao nariz e é responsável pelo escoamento da lágrima. A obstrução das vias lacrimais causa lacrimejamento e secreção, dependendo do local onde se encontra esse bloqueio.

 

Nestes casos, podem ser indicados sondagem ou a cirurgia de dacriocistorrinostomia, procedimento que corrige a obstrução baixa das vias lacrimais, podendo ser realizada por via externa ou nasal.

 

  • Cirurgias faciais 

Os procedimentos estéticos têm se tornado cada vez mais comuns entre os brasileiros. Dos métodos existentes, a plástica facial ganha destaque, sobretudo devido ao aumento da expectativa de vida, que faz com que as pessoas optem por amenizar os sinais do envelhecimento que podem aparecer no rosto.

 

A bichectomia, mentoplastia, lifting facial, otoplastia e rinoplastia são alguns dos procedimentos faciais que podem ser realizados a fim de contribuir com a harmonização facial. 

 

Baixe o E-book gratuito sobre Plástica Ocular. Clique aqui.

 

Brasil é o segundo país do mundo em cirurgias de pálpebra

De acordo com levantamento divulgado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), o Brasil é o segundo país do mundo com maior número de cirurgias de pálpebra realizadas, com 143 mil procedimentos realizados. No mundo, a blefaroplastia é um dos três procedimentos plásticos mais feitos por homens e mulheres.

 

Santa Luzia possui centro especializado em Plástica Ocular

A Plástica Ocular deve ser realizada com o mais alto padrão de segurança da saúde, garantindo a eficácia do procedimento no pré e pós-operatório. É essencial o acompanhamento da equipe especialista, mantendo-se os cuidados necessários que garantem atingir o resultado ideal, para que a qualidade de vida e o bem-estar sejam restaurados juntamente com a boa visão. 

 

No Hospital de Olhos Santa Luzia, trabalhamos com dedicação para entregar o melhor em oftalmologia, contribuindo para a saúde e melhorando a qualidade de vida de nossos pacientes.