Tudo sobre Retina: conheça a importância dessa parte do olho, doenças, diagnóstico e tratamentos.

Tudo sobre Retina: conheça a importância dessa parte do olho, doenças, diagnóstico e tratamentos.

O que é a Retina e como ela funciona?

A Retina é uma fina camada de tecido nervoso (células fotorreceptoras) que reveste a parte posterior do olho, no fundo do globo ocular. Sua função é captar a luz através da córnea, pupila e cristalino, e, por meio do nervo óptico, convertê-la em sinais neurais e enviá-los para o cérebro, que transforma em reconhecimento visual.

 

As principais doenças que afetam a Retina

Assim como outras partes de nosso corpo, a retina pode ser atingida por diversas doenças, dentre elas pode-se destacar a Retinopatia Diabética, a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), Retinopatia Hipertensiva, Oclusões Vasculares, Degeneração Miópica, bem como infecções e tumores.

 

Prevenção de doenças da Retina

Para evitar doenças da retina, recomendamos fazer exames regulares com seu

médico oftalmologista, pois podem reduzir o risco de problemas mais graves. Procedimentos podem ser feitos para prevenir ou ajudar a diagnosticar e iniciar o tratamento rapidamente.

 

A prática de exercícios em intervalos regulares sempre é importante, ainda mais quando o paciente é diabético ou hipertenso. Outros cuidados primários são o monitoramento e manejo de doenças sistêmicas que podem afetar a saúde ocular, como:

 

  • Síndromes autoimunes;
  • Diabetes;
  • Pressão alta.

 

É importante ressaltar que, se não tratadas adequadamente e a tempo, as doenças da retina podem causar danos irreversíveis e, em alguns casos, levar à perda da visão.

 

Confira também o nosso E-book gratuito Tudo Sobre Retina.

 

Diagnosticando doenças da Retina

Por ser um local específico encontrado no fundo do olho, os exames quase sempre são precisos e realizados com equipamentos modernos, que podem produzir as imagens necessárias para o diagnóstico. Os principais exames são o Mapeamento de Retina, a Retinografia Colorida, a Tomografia de Coerência Óptica de Alta Resolução (OCT) e o Ultrassom Ocular.

 

Tratamentos

Os tratamentos das doenças da retina variam de acordo com o problema e o nível de gravidade, sendo papel do médico oftalmologista especializado em retina escolher o tratamento mais adequado. Dentre as opções, temos as injeções intravítreas, colírios, laser e a cirurgia de retina (vitrectomia).

 

Santa Luzia possui equipe médica especializada em doenças da Retina

 

Aqui, você conta com uma equipe de retinólogos com expertise e experiência para cuidar da sua retina, além de equipamentos para um diagnóstico e tratamentos seguros. Agende sua consulta e previna as doenças da Retina.