Saiba mais sobre os riscos do Diabetes para a sua visão.

O Diabetes atinge 422 milhões de pessoas no mundo todo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A doença exige vários cuidados, sendo um deles o cuidado com a visão, já que, segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia,  cerca de 40% das pessoas que sofrem com o Diabetes apresentam alterações oftalmológicas.

Como o Diabetes afeta a visão?

O Diabetes afeta a visão quando, na ausência do tratamento e controle adequado, os níveis de glicose no sangue ficam muito elevados, chegando até os vasos dos olhos, afetando a retina, o cristalino, entre outras regiões, podendo levar à cegueira, se não diagnosticado precocemente.

Confira também o nosso E-book gratuito sobre o assunto. Clique aqui.

Doenças oculares causadas pelo Diabetes

• Retinopatia Diabética: A Retinopatia Diabética é uma doença causada pelo mau controle do açúcar no sangue (glicose) em pacientes diabéticos (tipo 1 ou tipo 2).

• Edema Macular Diabético: Com o tempo, os níveis glicêmicos altos podem levar a complicações vasculares em várias regiões do corpo, como rins, pernas, pés e olhos. Quando esse inchaço acomete os olhos, chamamos de Edema Macular Diabético.

• Glaucoma: Glaucoma é uma doença silenciosa caracterizada pelo aumento da pressão na parte interna do olho, comprimindo os vasos sanguíneos e danificando o nervo óptico, causando perda gradual da visão até chegar na cegueira irreversível.

• Catarata: Apesar da Catarata ser uma doença que se desenvolve, principalmente, pelo envelhecimento do cristalino, o Diabetes pode ser um fator agravante.

Saúde ocular do paciente diabético: a importância do acompanhamento com o oftalmologista

Com os riscos à saúde ocular, é importante que o paciente diabético entenda que, além de manter o controle da glicose, é fundamental fazer avaliações periódicas com um médico oftalmologista. Quem sofre com diabetes precisa fazer o exame de fundo de olho ao menos uma vez no ano. Durante a consulta ao oftalmologista, é imprescindível que o paciente explique seu histórico com a doença. Isso auxiliará o médico a fazer uma avaliação mais precisa.

No Santa Luzia, você pode cuidar de doenças oculares causadas pelo Diabetes

O Hospital de Olhos Santa Luzia possui médicos especializados em doenças oculares causadas pelo Diabetes, com diversos exames para um diagnóstico precoce e tratamentos com tecnologia de ponta para garantir qualidade visual para você. Agende sua consulta: (81) 2121.9191.