A catarata é considerada a maior causa de cegueira reversível do mundo. Sua incidência em indivíduos com idades entre 65 e 74 anos é de aproximadamente 47,1% e nos indivíduos acima de 75 é de 73,3%.
A catarata acontece quando há uma opacificação do cristalino, lente natural do olho, provocando uma diminuição da visão que varia de leve até causar cegueira, nesse caso reversível.
O sintoma inicial da catarata é o embasamento da visão. O portador de catarata pode também enxergar a presença de halos ao redor das luzes à noite e sombras na visão. Em casos mais avançados, uma mancha visível pode se formar no centro da pupila.
As cataratas são divididas em dois tipos.
Adquiridas:
- Relacionada à idade ou senil
- Traumáticas
- Secundárias (induzidas por medicamentos ou inflamação)
Congênitas:
- Quando o paciente já nasce com a catarata, é chamada do tipo congênita.
O tratamento da catarata é feito através de uma cirurgia. Existem duas técnicas: a extracapsular e a facoemulsificação. A cirurgia consiste na remoção do cristalino apacificado, substituindo-o por uma lente que permanecerá dentro do olho do paciente.
Hoje, a cirurgia de catarata é bastante segura e raramente apresenta complicações. O resultado visual tem sido bastante satisfatório, levando em consideração que o paciente não apresente nenhuma outra causa de baixa visual associada.