A córnea corresponde a camada mais anterior do globo ocular e funciona como uma lente natural. Por ser responsável pelo maior poder refracional (graus) do sistema visual, a córnea deve ser examinada durante a consulta com seu oftalmologista, para um diagnóstico precoce de diversas patologias que podem acomete-la. Ela possui características próprias, diferente de outras partes do globo ocular; uma dessas particularidades é a ausência de vasos sanguíneos que confere a córnea um privilégio imunológico quando pensamos, por exemplo, numa necessidade de um transplante de córnea, onde existe, por conta dessa ausência de vasos, uma menor taxa de rejeição, comparado a outros transplantes de outros órgãos do nosso organismo.
Além de diversas patologias que podem ser tratadas com muito sucesso, a exemplo das ectasias, como o ceratocone, a córnea é muito estudada naqueles pacientes que desejam ficar independentes dos óculos e optam por tentar realizar uma cirurgia a laser para correção de seu grau (cirurgia refrativa).
O laser utilizado é o Excimer Laser e ele é aplicado diretamente sobre a córnea. Trata-se de um procedimento seguro, realizado sob anestesia em forma de colírio, rápido e com excelentes resultados e ainda apresenta mínimos riscos de infecção cirúrgica, quando bem indicado e realizado por um especialista.
O paciente sendo submetido a uma cirurgia refrativa para correção de seu grau sem intercorrências, sendo indicada por um especialista, tem excelentes resultados visuais e maior satisfação em sua qualidade de vida. Para que isto ocorra, deve existir um estudo detalhado da córnea do paciente, para saber se ele é um bom candidato a este tipo de procedimento. Deve-se lembrar de que pode-se corrigir graus como miopia, astigmatismo, hipermetropia e também é muito realizada em pacientes présbitas (usuários de lentes multifocais) que desejam ficar independente dos óculos.